Páginas

2010-10-17

SARAU CULTURAL

Já é tradição, no Agrupamento de Escolas de Arrifana, a realização de um sarau cultural para  entrega dos prémios de valor e excelência aos alunos que, anualmente, se destacam pelas excelentes notas obtidas e pelas atitudes exemplares de que dão prova. Este ano, o sarau decorreu no dia 11 de Outubro e teve como tema a Implantação da República; foi, também, uma forma de presentear os professores espanhóis, gregos e italianos que nos visitaram no âmbito do projecto Comenius.
PROGRAMA DO SARAU


2010-10-07

OS 7 PECADOS DA REPÚBLICA

Ilustração da época
Ataque feroz contra os jesuítas expulsos do país pelos republicanos. O governo provisório da República, a 8 de Outubro de 1910, restaurou a lei pombalina de 3 de Setembro de 1759.


A  revista ÚNICA de 2 de Outubro de 2010, traz um artigo assinado por Fernanda Rollo que indica os 7 pecados da República que é como quem diz, "Os principais problemas, imbróglios, medidas ou (in)ações que minaram e acabaram com a I República..."
1. O vazio ideológico
2. A alienação do apoio das classes mais baixas
3. A "questão religiosa"
4. A ausência de política económica
5. A falta de apoio popular
6. A participação na guerra
7. O peso dos monopólios e um vazio do Estado

O artigo completo pode ser lido aqui.

2010-10-06

8ª SINFONIA DE MAHLER

Em Setembro de 1910, em Portugal, os Republicanos fervilham pois a revolução está prestes a estalar. Enquanto isso, o compositor austríaco Gustav Mahler estreia em Munique a sua Oitava Sinfonia, "uma partitura colossal, escrita para uma gigantesca orquestra, à qual se juntam um grande coro misto, outro infantil e oito solistas vocais."

in Grande Crónica do Século XX: 1900-1941, Oceano

2010-10-04

REPÚBLICA PORQUÊ? PARA QUÊ?

Para dar cumprimento ao Plano Anual de Actividades, a Biblioteca Escolar propôs que todo o Agrupamento lesse, hoje, na primeira aula do dia, uma história relacionada com a Implantação da República. A história, intitulada República porquê? Para quê? foi criada pela equipa da BE e circulou nas salas de aula, em PPT, onde foi lida.
No 1º ciclo, a história foi lida pela professora bibliotecária, na Escola EB1 da Carvalhosa, onde um aluno simulou o discurso de José Relvas, quando implementou a República, e todos cantaram o Hino Nacional.


COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO 5 DE OUTUBRO


Para saber mais.